Sabemos que um dos itens mais importantes e que devem ser analisados na sua frota é o controle dos pneus, visto que é um dos itens mais representativos nos custos de manutenção da frota.
Esses controles passam pela medição de pressão, balanceamento, controle de km, marca, custo além da calibragem, limite de desgaste, movimentação dos pneus, entre outros controles e indicadores.
São inúmeras variáveis dentro deste controle, por isso é importante que o gestor esteja sempre atento as movimentações e aos indicadores, assim produzindo vários benefícios como o aumento da vida útil dos pneus e o consumo de combustível como já falamos no eBook Reduzindo os Custos – Pneus X Consumo Combustível.
A vida útil dos pneus.
Os pneus são um dos maiores custos para o transportador, mas sabemos que com o frete baixo, excesso de peso e a necessidade de sempre estar rodando o maior tempo possível isso acaba impedindo que a manutenção seja feita da forma correta.
Sabemos que normalmente cada fabricante indica o período e quais medidas os proprietários de caminhões precisam ter, mas isso sempre irá variar de como o veículo é conduzido, onde é dirigido e o nível de cuidado.
Fique atento ao limite de segurança de desgaste.
Devemos lembrar que um dos itens mais importantes é o desgaste máximo do pneu, sendo o limite de segurança de 1,6 mm de profundidade dos sulcos, abaixo dessa medida ele é considerado careca.
A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal e o veículo pode ser apreendido.
Direção alinhada
Estar com a direção alinhada ajuda evitar o desgaste dos pneus e deixa o veículo mais estável.
Pneus calibrados
Um dos primeiros itens é manter sempre todos os pneus calibrados, inclusive os estepes.
Devemos lembrar que a baixa pressão causa alguns problemas como desgaste das rodas, aumento no consumo de combustível, direção pesada além da perda da estabilidade, porque os pneus tendem a se apoiar mais nas laterais de rodagem, causando o consumo prematuro.
Caso a pressão seja excessiva, os pneus irão se apoiar mais na faixa central de rodagem, na qual sofre um desgaste acelerado, havendo perda de estabilidade em curvas.
Posição dos pneus
Um dos itens essenciais dentro do controle de pneus é ter identificado onde cada um dos pneus está alocado nos veículos (esquemas de eixo e posição do pneu em cada eixo).
Essa informação é vital, pois é por ela que é possível registrar qualquer procedimento executado no pneu podendo ser controlado quando e porque houve certa manutenção.
Com isso você poderá sempre identificar quais os tipos de ocorrência são mais frequentes e os recursos aplicados em cada pneu.
Tendo todas as informações registradas e analisadas através de indicadores corretos, a tomada de decisão se torna muito mais fácil como: mudar os tipos de pneus para uma determinada rota ou veículo, reciclagem, manutenção, entre outros.
Após ter essa rotina bem definida e acompanhada corretamente será mais fácil analisar a relação custo/benefício de cada pneu.